Vila São Clemente

- Euvaldo Lima - - 2 de Maio de 2014 | - 9:48 - - Home » 3ª Edição» Mais Glória» Povoados - - Sem Comentários

Vila São Clemente

Vila São Clemente

Distante 18 km da sede do município, a Vila São Clemente teve início entre os anos de 1971 e 1972, com a chegada do saudoso Pe. Léon Gregoire. Oriundo da Bélgica, país essencialmente agrícola, não aceitava o nosso pároco que tanta pobreza e tanta mão de obra ociosa pudessem conviver, lado a lado, com tantas e extensas áreas de terras concentradas nas mãos de quem não as exploravam. Em assim pensando, Pe. Gregório (como era por todos carinhosamente tratado) adquiriu, em terrenos de “Lagoa de Pedro”, 630 tarefas numa área que se situava às margens da rodovia que liga este município ao de Monte Alegre de Sergipe. Posteriormente, a gleba teve sua área duplicada mediante o acréscimo de outra vizinha.

Conseguiu aquele religioso vinte casas de alvenaria que foram entregues ao primeiro grupo de moradores: José Ferreira Neto, José Ângelo, Delson de Oliveira, Severino Ângelo da Rocha, Gilson Soares de Menezes, João Ângelo da Rocha, Erotildes Ângelo Neto, Eufrásio de Jesus, José Francisco da Silva, Edigar Soares de Menezes e Arlindo Ângelo Neto, dentre outros. E entre 1973 e 1974, outras realizações: mais vinte casas, projeto bovino leiteiro, um reprodutor e construção de um curral comunitário; introduzindo, assim, a prática da pecuária leiteira, que mais tarde ajudou o município a se tornar a bacia leiteira do estado. Após a instalação das referidas famílias, o padre batizou o povoado por São Clemente, embora todos, até hoje, prefiram chamá-lo de Vila dos Padres. Em seguida, iniciou a fundação da ASSOCIAÇÃO DOS AGRICULTORES DO POVOADO SÃO CLEMENTE, que ainda hoje existe e, conforme estabelecido, explora a agricultura, desenvolvendo o plantio das lavouras de milho, feijão e algodão, em regime de economia familiar.

“Após a instalação das referidas famílias, o padre batizou o povoado por São Clemente…”

Preocupado com a formação educacional e religiosa daquelas famílias, levou o MOBRAL – Movimento Brasileiro de Alfabetização, propiciando a alfabetização de crianças e adultos, cujas aulas eram ministradas pelo senhor José Ferreira da Silva, seu Zeca, como é conhecido por todos, grande colaborador do Padre Gregório, nos trabalhos de povoação e desenvolvimento da localidade. Por falta de espaço, a escola funcionava na sede da Associação, onde também eram desenvolvidas as atividades religiosas. Até 1974, o Pe. Gregório, convencido do compromisso daquelas famílias com a atividade rural, intermediou junto ao Banco do Brasil a venda do imóvel para elas e ainda influenciou para que, além do financiamento fundiário para a aquisição de seu pedaço de terra, aquele Banco lhes financiasse bovinos de leite, bois de carro e implementos agrícolas.

É por demais visível o desenvolvimento daquela localidade, em consequência dos investimentos públicos e privados ali implantados, o que se reflete na melhoria da qualidade de vida de seus habitantes. Na área educacional, a população conta com uma escola de primeiro grau, cujas disciplinas são ministradas nos três turnos. Para os alunos do segundo grau (ensino médio) é disponibilizado o transporte escolar, duas vezes por dia, para esta cidade. No campo da saúde, a Vila dispõe de um posto médico, de agentes de saúde e de um carro de apoio, destinado ao deslocamento de pessoas enfermas.

santasaoclementeEconomicamente, a comunidade se destaca na exploração da agricultura de subsistência, na criação de bovinos, caprinos, ovinos e aves; registrando-se,
também, uma atividade industrial, ante a existência de uma fábrica de chapéus de couro, bolsas de couro e de material sintético, de grande aceitação pelo mercado consumidor. Apoiado pelo Projeto Dom Hélder Câmara, ali são também desenvolvidas atividades ligadas à criação de galinhas e produção de ovos, dentro de técnicas modernas, e de uma horta orgânica. Para facilitar o bom desempenho dessas tarefas, foi ainda construída uma cisterna, com capacidade de 16.000 litros.

“Economicamente, a comunidade se destaca na exploração da agricultura de subsistência…”

Com uma população de mais ou menos 800 habitantes, de 140 a 150 residências, dispõe o povoado de energia, água, calçamento e algumas ruas; exibindo ainda, em sua estrutura física, uma igreja, quatro quiosques, um restaurante, três mercearias, uma quadra poliesportiva, um estádio de futebol e duas Associações comunitárias de agricultores rurais. Destacam-se os seus habitantes como exímios artesãos, desenvolvendo trabalhos em crochê e bordados diversos, para consumo próprio e comercialização, sem nos esquecer da exuberância das pedras que, de forma exótica, têm estilo e formas próprias, além da beleza do riacho Capivara, ponto turístico que por justiça foi batizado pelos banhistas de “BELEZA”.

Quanto às ações dos nossos administradores públicos, vários prefeitos são lembrados pelos moradores e entre os vereadores ventila-se com frequência o nome do atual presidente da Câmara Municipal, Sr. Edivaldo Neves, o “DUDU CARCARÁ”. Eis a VILA SÃO CLEMENTE, nascida de um projeto eminentemente social, por aquele que voou para Deus, deixando, por certo, a história da Vila que passará de geração em geração e, através dela, o seu nome se eternizará como o grande benfeitor daquele povoado e dos seus primeiros habitantes.

Fontes de pesquisa: José Ferreira Neto, Vera Lúcia de Oliveira e Esmeralda Menezes Ângelo.
Pesquisa: Lenaura Feitosa Aragão.

 

Euvaldo Lima

Por: Euvaldo Lima dos Reis

Comerciante, Poeta Feiranovense, Esposo da Pedagoga Marta Maria da Silva Reis, divide com Deus a paternidade de quatro estrelas denominadas, LIZZE, BRIZZA, KAIPPE e KAIZZE. Autor do livro de poesia um sopro em versos, de dezenas de cordéis, participou das antologias, Retalhos, Unidos na Fé, e no mês 02/12, classificou 04 das cinco poesias num concurso no Tocantins á nível de Brasil, qual será publicada na antologia “Veloso 2012”, Foi um dos diretores da revista flash, membro das diretorias de diversos órgãos sociais voltados para o voluntariado na região, idealizador e diretor geral do projeto Revista Maisglória.

Enium Interativa Criação de sites

Deixe seu comentário!

Para: Vila São Clemente

Os Comentários Estão Fechados.