Tecnologia e Saúde

- Emerson Ferreira da Costa - - 27 de Maio de 2014 | - 2:50 - - Home » 6ª Edição» Mais Glória» Saúde» Saúde - - Sem Comentários

G_210320121422511332350571 Evoluir é uma condição inerente ao homem. Portanto, é inegá­vel a evolução da sociedade, quer analisemos sob o ponto de vista filosófico, religioso, antropo­lógico ou cultural. É de fácil constata­ção o quanto evoluímos através dos séculos.

Esta evolução também tem produzido avanços tecnológicos no contexto da saúde. Na atualidade, algumas pessoas podem até ter di­ficuldade de acesso a determinados exames, mas no geral, a assistência à saúde é dotada de inúmeros recursos tecnológicos, no caso das doenças crônico-degenerativas, por exemplo, há diversos programas que garantem a distribuição gratuita, ou a baixo cus­to, das medicações prescritas. Este é o cenário da medicina curativa mercan­tilizada, uma vez que prioriza o lucro, garantido aquilo que o grande capital tem a oferecer. Máquinas e medica­mentos. Justificamos aqui, que en­tendemos o quanto são necessárias as máquinas e os medicamentos para a promoção da saúde das pessoas. Mas também precisamos entender que não resolveremos os problemas da saúde pública apenas com máquinas e medicamentos.

Vejamos a grande contradição, apesar do impressionante desenvol­vimento tecnológico, falta à maioria das pessoas a educação em saúde. Ou seja, a essência da medicina pre­ventiva. Vivemos em uma sociedade em que a falta de informação é a re­gra para muitas pessoas. Pessoas que embora sobrevivam no tempo da to­mografia computadorizada, da resso­nância magnética e do “pet scan”, não detém as informações básicas sobre a prevenção das doenças. Tudo isto é consequência da cultura imposta por um modelo centrado no hospital, no remédio e no exame complementar em detrimento da informação. Isto para não falarmos na desvalorização dos profissionais da saúde, que esti­mula a desumanização do atendimen­to, a desmotivação e o pouco compro­misso no exercício de suas funções.

Precisamos enxergar e entender esta realidade, para que possamos transformá-la ao invés de centralizar­mos nossas reclamações apenas no exame ou no remédio que falta.

Emerson Ferreira da Costa

Por: Emerson Ferreira da Costa

Formado em Medicina, ex-chefe do departamento de medicina da Universidade federal de Sergipe, além de vereador da cidade de Aracaju.

Enium Interativa Criação de sites

Deixe seu comentário!

Para: Tecnologia e Saúde