Povoado Lagoa Bonita

- Euvaldo Lima - - 23 de Maio de 2014 | - 5:50 - - Home » 7ª Edição» Mais Glória» Povoados - - Sem Comentários

Povoado Lagoa Bonita| Fotos: Lucas Almeida

Povoado Lagoa Bonita| Fotos: Lucas Almeida

Localizado a 19 km da sede do município de Nossa Senho­ra da Glória – SE, às margens da rodovia Mario Jorge Motta Melo, na região oeste, observamos este povoado, fundado em 1955 por Pedro Marcelino de Almeida, filho de Antônio Marcelino e Maria Rufina dos Anjos, donos das terras que deram ori­gem ao mesmo.

Foram seus primeiros morado­res, o já citado fundador e seus pais, o Sr. Antônio Bispo Nunes (Toinho de Sinhá ‘falecido’) casado com Maria de Lourdes Evangelista, Antônio Bispo Nunes, Antônio Paulino dos Santos (conhecido como Siolé), Antônio Ful­gênio de Almeida, o marchante e bo­degueiro Antônio de Senhor, João Ma­noel de Barros (conhecido como Mané de Roque) e Antônio Manoel de Barros (Tonho de Roque).

Em 1962 é celebrada a 1ª missa na casa do Sr. Pedro Arcelino de Almei­da pelo 1º pároco da cidade, Pe. José Amaral de Oliveira, neste ato houve o 1º batizado, o do pequeno José Railton de Almeida. Em 1965 inicia-se a cons­trução da capela que foi inaugurada no dia 5 de maio de 1968 por Dom José Brandão de castro e o 1º casamento, o dos saudosos José Severiano de Al­meida e Maria Odete de Almeida. Em 1964 é construída a Escola Municipal, cujas primeiras professoras foram: D. Luzinete, Maria Andrade Barreto, José Milton da Silva e Joselito dos Santos.

Em 1975 é construído o 1º açude público, em 1977 foi a vez da constru­ção do posto de saúde, onde ganha­ram a 1ª enfermeira Vanete Vieira da Silva. Em 1980 saem os primeiros es­tudantes da comunidade para estudar na cidade e o professor José Milton da Silva realiza o 1º desfile cívico da Esco­la. A DESO chegou em 1985, em 1988 a energia, o posto telefônico e o mer­cado municipal para o corte de carne verde. Em agosto de 1990 foi dado a população o clube social, em maio de 2000 ocorreu a primeira pavimen­tação, em 2006 ganhou uma quadra poliesportiva, em 2010 deu-se início a pavimentação da Rodovia Mario Jorge Motta Melo, sendo inaugurada em 2012, facilitando assim, o acesso na região, reduzindo a distância entre Glória e Carira.

Antes de se chamar Lagoa Bo­nita chamava-se primeiro Lagoa dos Porcos e depois “Feirinha” como é co­nhecido por muitos até hoje. Por volta de 1955, onde hoje é a casa de Tonho de Tilé existia uma espécie de Lagoa, quando chovia muito ficava uma pla­nície inundada, então se juntava bas­tante porco do mato, estes bebiam, se lambuzavam e depois iam embo­ra, com isso a região ficou conhecida como Lagoa dos Porcos. O nome La­goa Bonita foi dado por um senhor, que tomava conta de um reisado, co­nhecido por Genésio, este reisado teve grande influência na comunidade, pois quando eles estavam brincando na redondeza, diziam: “vamos deixar Lagoa dos Porcos, bonita”! E deixa­ram. No início dos anos 60, nasceu o Sergipinho, o 1º time do povoado, o mesmo era orientado por José da Sil­va (preta) Nestor, Zito e o saudoso Zé Mato Grosso, atualmente, o time é or­ganizado por José Odair (pimentinha).

A sua economia sempre girou em torno da agropecuária e, no início as roças eram pequenas malhadas, nada mais que 4 a 5 tarefas, os instrumen­tos eram rudes, hoje essas pequenas malhadas deram lugar a grandes roças com instrumentos mais avançados, chegando até a contar com auxílio de avião, além de tratores sofisticados, colhedeira etc.

Na pecuária o melhoramento genético contribui muito para manu­tenção do título de bacia leiteira, além de destaque nacional no comércio de queijos. O comércio conta com mer­cadinho, a bodega mais antiga, lojas de confecções e beleza, cabeleireiro, manicure, borracharias, academia de ginástica, padaria, lanchonetes, bares, lan house e vídeo games, entre outros. A fé é professada à luz da igreja católi­ca e da Assembléia de Deus e, em todo mês de setembro celebra-se a festa da padroeira com presença de toda a re­gião…

Até os anos 60 eram apenas 5 fa­mílias, hoje passam de 250 habitantes, tem 04 urnas eleitorais que concen­tram aproximadamente 1.400 eleito­res de toda circunvizinhança. A escola possui quase 700 alunos e está dirigi­da pela equipe formada pela diretora, Maria Laura Vieira de Santana, suas auxiliares, entre outros como, Mário César Santos e Maria Izabel de Almei­da (coordenadores).

Colaboradores das informações: contidas nessa história: Antônio Se­veriano de Almeida, Maria José de Al­meida e pesquisador Antônio César de Almeida .

povlagoa2

Euvaldo Lima

Por: Euvaldo Lima dos Reis

Comerciante, Poeta Feiranovense, Esposo da Pedagoga Marta Maria da Silva Reis, divide com Deus a paternidade de quatro estrelas denominadas, LIZZE, BRIZZA, KAIPPE e KAIZZE. Autor do livro de poesia um sopro em versos, de dezenas de cordéis, participou das antologias, Retalhos, Unidos na Fé, e no mês 02/12, classificou 04 das cinco poesias num concurso no Tocantins á nível de Brasil, qual será publicada na antologia “Veloso 2012”, Foi um dos diretores da revista flash, membro das diretorias de diversos órgãos sociais voltados para o voluntariado na região, idealizador e diretor geral do projeto Revista Maisglória.

Enium Interativa Criação de sites

Deixe seu comentário!

Para: Povoado Lagoa Bonita