Por que algumas crianças nascem canhotas?

- Márcia Ribeiro: - - 14 de Maio de 2014 | - 3:16 - - Home » 5ª Edição» Mais Glória - - Sem Comentários

 educacao-2Segundo estudos, cada pessoa nasce com preferência por certo lado do corpo, o que a faz, logo na mais tenra idade, escolher com qual das mãos – ou pés – realizará as atividades mais significativas durante sua vida. A curiosidade em torno do porquê uma pessoa nasce destra e outra canho­ta sempre existiu. Na Idade Média, acreditava-se que, se uma pessoa tinha habi­lidade com a mão direita, era saudável e abençoada; enquanto os que preferiam a mão esquerda eram criaturas demoníacas e perversas.

Naquela época, escrever com a mão esquerda era considerado um erro que devia ser corrigido o mais rápido possível. O canhoto era reprimido com chico­tadas, cintadas e tapas na mão esquerda, além de induzido a aprender a se virar com a mão direita. Isso porque, em alguns países islâmicos, a mão esquerda era a “mão suja”, utilizada para tarefas menos nobres, como a higienização do cor­po. Ao longo da história das neurociências, muitos conhecimentos acerca dos fundamentos biológicos dos comportamentos humanos têm surgido estreita­mente ligados ao conceito de lateralização hemisférica ou dominância cerebral, isto é, as diferenças de funções entre os dois hemisférios do cérebro.

Estudiosos usam a teoria da lateralidade para tentar explicar como isso acontece. Citada teoria parte do princípio de que o corpo depende das ativida­des cerebrais para funcionar e, portanto, segue essas diretrizes. O cérebro, por seu turno, é dividido em dois hemisférios: o direito e o es­querdo. Segundo a lateralidade, cada pessoa tem maior comando por parte de um dos lados e é aí que se define quem é canhoto e quem é destro. Os destros são comandados pelo lado esquerdo do cérebro e os canho­tos pelo lado direito. Também há pes­soas que têm a mesma dominância de comando dos dois hemisférios cere­brais: daí chamados de ambidestros. Exercem as atividades cotidianas utili­zando qualquer das mãos ou pés, com idêntica desenvoltura.

Caso sua criança demonstre pre­ferência pela mão esquerda, não se preocupe, num primeiro momento. Você só terá certeza de que ela é des­tra ou canhota, quando a mesma atin­gir a idade de 2 a 3 anos. Para saber qual lado é predomi­nante na criança, experimente entre­gar um brinquedo ou jogar uma bola. Ela provavelmente vai pegar com a mão dominante, que será a mais forte ou a mais habilidosa. Lembre-se de que não é aconse­lhável tentar influir na preferência do seu filho pela mão direita ou esquerda, porque a coordenação motora dele está em desenvolvimento.

Márcia Ribeiro:

Por: Márcia Ribeiro:

Pedagoga/Psicopedagoga Clínica e Institucional ABPp204/ Tutora de EAD da UFS/Coordenadora Pedagógica da SEMED.

Enium Interativa Criação de sites

Deixe seu comentário!

Para: Por que algumas crianças nascem canhotas?