Para brilhar, o jovem só precisa de oportunidade Banda Marcial Antônio Francisco

- Manoel Santos Aragão - - 16 de agosto de 2016 | - 5:22 - - Home » 20ª Edição» Mais Glória - - Sem Comentários

Em janeiro de 2012, o professor Manoel Santos Aragão recebeu o convite para ser gestor da Escola Municipal Antônio Francisco dos Santos e percebeu que teria um enorme desafio pela frente.

Sabe-se que, para gerenciar uma instituição educacional nos dias atuais, com intuito de obter resultados positivos, requer planejamento, dedicação, compromisso, persistência e atuação de todo segmento escolar.

A partir desse momento a escola vem passando por melhoria nos aspectos: físico, cultural e social.

FLÂMULANo tocante ao aspecto físico, foram construídas 05 (cinco) salas de aulas garantindo assim a quantidade de alunos/sala estipulado por lei para facilitar o trabalho docente dessa forma melhorar a aprendizagem dos alunos e propiciar mais um espaço para desenvolvimento das oficinas do Programa Mais Educação.

Já no aspecto cultural, a composição da Banda Marcial que de início tinha 40 (quarenta instrumentos) adquirido através de doações dos funcionários, dos amigos do Gestor Manoel Santos Aragão e da prefeitura.

A finalidade de formar a Banda Marcial foi a de desenvolver nos alunos desta Instituição, sentimento de valorização pessoal, disciplina, trabalho em equipe, cidadania e principalmente promover a inclusão social.

Pois sabe-se, que a Música estimula a organização interna do indivíduo, a sensibilidade, o respeito para com o outro, a socialização, a expressão e o auto controle. Para GAINZA (1988), a música é um elemento de fundamental importância, pois movimenta, mobiliza e por isso contribui para a transformação e o desenvolvimento.

Maestro Roberto de Oliveira Santos

Maestro Roberto de Oliveira Santos

Com o objetivo de firmar parcerias entre família e escola os pais foram convidados a participarem de uma reunião no dia 29/02 ás 19h 30min, na referida escola onde tiveram a oportunidade de conhecer novos projetos e também esclarecer-lhes sobre a relevância de se se trabalhar em parceria com a Instituição apoiando e orientando o(s) seus filho(s) para que estes tenham sucesso na vida escolar. Portanto, naquela ocasião ficou acordado que, para participar da “Banda” o aluno teria que apresentar os seguintes requisitos: disciplina, comportamento e boas notas.
A Banda Marcial tem três anos de existência, e atualmente está composta por 85 componentes, onde reúne mães de alunos da escola e 10%, oriundos de outras escolas.

Segundo o prefeito Chico do Correio a Escola Municipal Antônio Francisco dos Santos e a Banda Antônio Marcial é referência no município e ele como gestor maior não tem negado apoio as ações da escola e em agosto de 2015 ele nos patrocinou com 70% do valor do novo fardamento.

Destarte que, desde sua formação em 2012, até o momento é a Banda Marcial do município mais requisitada pelos municípios vizinhos a exemplo de Feira Nova, Cumbe, Graccho Cardoso, Nossa Senhora das Dores, Monte Alegre e Canindé do São Francisco.

Vale ressaltar que com a formação da “Banda” os alunos sentiram-se mais motivados, além de possibilitar a escola um olhar diferenciado por toda comunidade gloriense.

Contudo vale salientar que todos os avanços que estão ocorrendo e melhoria na qualidade dos serviços prestado para os alunos e comunidade deve-se a toda minha Equipe que hoje é composta por (45) quarenta e cinco pessoas. Conto com total apoio do prefeito Chico do Correio.

Manoel Santos Aragão

Por: Manoel Santos Aragão

Licenciado em Pedagogia e História
e especialização em História do
Brasil; professor da rede municipal
e atualmente exerce a função de
Diretor da Escola da COHAB

Enium Interativa Criação de sites

Deixe seu comentário!

Para: Para brilhar, o jovem só precisa de oportunidade Banda Marcial Antônio Francisco