O querer faz toda diferença

- Carlos da Silva Soares - - 7 de Maio de 2016 | - 9:02 - - Home » 22ª Edição» Mais Glória» Meio Ambiente - - Sem Comentários

07-horta-colegio-da-cohabA Equipe Gestora e todos os funcionários da Escola da Cohab está provando que pode fazer cada vez melhor
A Escola Municipal Antônio Francisco dos Santos, situada no Bairro Jardim do Sertão, periferia da cidade de Nossa Senhora da Glória-SE, vem ganhando destaque no Município e no cenário Estadual estampando as capas dos principais jornais do Estado de Sergipe a exemplo do Cinform, Correio de Sergipe e da Revista Mais Glória.
Pois, quando o professor Manoel Santos Aragão assumiu a gestão da referida escola, estabeleceu como meta “Ser referência na educação do município”.

Então, foi através do olhar de um gestor com visão e gestão inovadora que a escola vem passando por diversas transformações em seu aspecto: físico, cultural, social e pedagógico.
Referindo-se ao aspecto físico, cabe destacar que em 2012 a Instituição, tinha apenas seis (06) salas de aulas e hoje dispõe de onze (11) salas de aula e um laboratório de Informática que será inaugurado em março de 2016.
Além disso, a Escola é pioneira no Município na consolidação de mais duas ações distintas: a instalação do sistema de câmeras nas dependências da escola com a finalidade de garantir a segurança dos alunos e funcionários e na liberação do sinal de Internet através do Wi-Fi para todos os alunos no horário do intervalo e para realização dos trabalhos em aula.

HORTA

Sabe-se que uma horta inserida no ambiente escolar, traz inúmeros benefícios ao coletivo escolar e em especial aos alunos, porque ela poderá contribuir para o desenvolvimento de ações nas unidades educativas, utilizando esse espaço verde para a promoção da Educação Ambiental e alimentar.
Assim, com o objetivo de melhorar a alimentação dos alunos atendidos pela escola e transformar o que antes era mato num espaço agradável, a primeira atitude do gestor Manoel, foi a de mobilizar o coletivo escolar para a implementação da Horta orgânica nas dependências da escola. Essa ação significativa, também foi pioneira no nosso Município.

Assim o Gestor Manoel, enfatizou entusiasmado em conversa com a equipe da Revista MAIS GLÓRIA (… “Nunca pensei que essa simples ideia, fosse render tantos frutos”). E foi através dessa iniciativa que, em dois anos de gestão a escola foi Manchete no Cinform :“ ESCOLA PÚBLICA DO SERTAO DÁ AULA DE ORGANIZAÇAO”.
É valido lembrar que, de início era colhido na horta apenas a couve e coentro. Mas, durante esses quatro anos e meio a produção vem sendo diversificada e já pode ser colhido além das verduras citadas o quiabo, o pimentão, o tomate e a cebolinha. A diversificação da produção só foi possível, depois de cadastrar a Escola no Programa Mais Educação no Macro Desenvolvimento Sustentável onde o MEC, libera os recursos na conta da escola para manter essa atividade assim como as demais amparadas pelo “Programa”. E, além do Governo Federal, o prefeito Chico do Correio não tem medido esforços e recursos para manter essa excelente iniciativa funcionando.
Vale ressaltar que, o forte da produção é a couve e que o excedente da produção semanal é distribuído com os alunos para levar para casa na sexta feira.

Portanto, “Pioneirismo” é a marca desse gestor e sua equipe que, com planejamento, determinação e dedicação é possível sim, fazer a diferença! Parabéns ao Mestre Manoel e a toda sua equipe desta comunidade talentosa.

Texto: resultante de uma conversa entre Euvaldo Lima e o professor Manoel.

Carlos da Silva Soares

Por: Carlos da Silva

Desenvolvedor web da Enium Criação de Sites, empresa responsável pela diagramação, arte e mídias sociais da Revista Mais Glória

Copie o link e cole em seu navegador: http://enium.com.br/

Enium Interativa Criação de sites

Deixe seu comentário!

Para: O querer faz toda diferença