Melhoramento genético

- Liane Pietrobelli - - 21 de novembro de 2016 | - 6:56 - - Home » 26ª Edição» Mais Glória» Vida Animal - - Sem Comentários

O melhoramento genético é uma importante ferramenta para obtenção de animais altamente produtivos, através dele podemos obter filhos com características de produtividade melhores que a dos seus pais.

Na bovinocultura leiteira, esse melhoramento genético, ocorre de forma mais lenta, comparando com outra espécie animal, como suíno, por exemplo, pois a gestação dos bovinos é mais longa (9 meses) bem como atingir a idade reprodutiva (12 a 18 meses).

A inseminação artificial torna-se indispensável para esse processo, pois através dela podemos escolher o melhor reprodutor para cada animal que há na propriedade, evitamos a consanguinidade, garantindo maior probabilidade de acertos no processo de melhoramento dos animais.

Segundo reportagem realizada pela UOL. “A Milkgenomics calcula que a média de produção de leite por lactação nos Estados Unidos aumentou 380% entre a década de 1940 e 2005, devido – em boa parte – aos métodos de inseminação artificial.”

Atualmente temos outras técnicas que também podem serem utilizadas como a transferência de embrião, nesta metodologia ocorre a implantação do embrião definido geneticamente no útero materno, portanto a vaca receptora será somente uma “barriga de aluguel”, assim sendo podemos utilizar animais com baixa produtividade para gerar um animal altamente produtivo, pois o material genético da receptora, não interferirá no embrião.

A utilização de sêmen sexado na inseminação artificial, também é uma opção interessante, pois aumenta o número de nascimento de fêmeas na propriedade, afinal o produtor sempre deseja aumentar rapidamente seu rebanho.

Um exemplo de constante busca deste melhoramento dos seus animais é José Valberto Aragão, da Fazenda São José, este produtor de Nossa Senhora da Glória, trabalha há muitos anos com cuidado e dedicação na escolha do reprodutor para suas vacas.

Em conversa com este dedicado agropecuarista, podemos observar os resultados obtidos, sendo que em 2014 havia 26 vacas em lactação com uma média diária de 27 litros. Dois anos se passaram, e em 2016, há 30 vacas em lactação com média de 30 litros por dia.

Não podemos deixar de citar, os diversos prêmios recebidos em feiras agropecuárias e exposições da região. A primeira exposição que participou foi 1ª Festa do Leite no ano de 2007, levando somente novilhas para expor e participar das competições da raça Gir Leiteiro.

Somente em 2014, Zete de Jacó, como popularmente é conhecido, participou com animais no torneiro leiteiro bem como com as novilhas.
Na 33º Feira de Animais de Nossa Senhora da Glória no ano de 2014, levou para casa vários troféus como Conjunto Novilha Campeã, e a terceira colocação no torneio leiteiro. Também no mesmo ano na cidade de Japaratuba, na 7ª ExpoVale obteve a 2ª colocação no torneio leiteiro.

No ano de 2015 na 9ª Festa do Leite obteve várias premiações, participando tanto com vacas como com novilhas do torneio.

Em Santa Rosa do Ermírio, na 7ª Grande Festa Amigos do Leite, realizada neste ano de 2016, levou os títulos de Grande Campeã no torneio leiteiro tanto na categoria de vaca como a categoria de novilha primeira lactação.

Através deste produtor podemos verificar a importância do melhoramento genético e como ele influencia grandemente na produção leiteira, ocorrendo de forma gradual e constante.
“Nenhum animal que produz muito, ou melhor, que tem altas taxas de eficiência reprodutiva e produtividade, nasceu feito. Foram necessários dezenas de anos de trabalho metódico, progressivo e contínuo, de melhoramento genético e do meio em que o mesmo vive, para se obter o protótipo, como hoje ele é visto”. José Marques Carneiro Júnior. Embrapa”
Desta forma ressaltamos que o melhoramento genético é uma importante ferramenta para o aumento da produção leiteira.

Liane Pietrobelli

Por: Liane Pietrobelli

Veterinaria Formada pela PUC PR
Aperfeiçoamento em higiene e inspeção de alimentos de origem animal pela UFPR
Funcionaria da Natulact

Enium Interativa Criação de sites

Deixe seu comentário!

Para: Melhoramento genético