Forró da 15

- Pedro Poderoso - - 4 de junho de 2014 | - 8:38 - - Home » 8ª Edição» Eventos» Mais Glória - - Sem Comentários
Praça 15  Novembro | Foto: Jonias da Silva Aragão

Praça 15 Novembro | Foto: Jonias da Silva Aragão

Sobre os ventos sóbrios da mente fértil do senhor José Wurque Santana Nascimento que em junho de 1996 nasce à festa junina da Praça 15 de Novem­bro. Onde com muita simplicidade e harmonia, os moradores unidos de forma improvisada criam e enfeitam um arraial no meio da praça, apenas com bandeirolas feitas de jornais e revistas. Num evento que durou duas noites e contou com apresentações de quadrilhas e muito forró, por meio de pífanos e sons acústicos de peque­nos portes.

Fundadores do Forró da 15 | Foto: Pedro Poderoso

Fundadores do Forró da 15 | Foto: Pedro Poderoso

No ano 2000, após o quinto ano consecutivo, parecia que os céus ne­cessitavam de mais uma alma gene­rosa, criativa, versátil, e para nossa tristeza nos leva o nosso idealizador, o saudoso Wurque, que donde quer que se encontre com certeza continua a contribuir pela e para realização do mesmo, que a cada ano se torna mais esplendoroso e tradicional. E foi quan­do em junho de 2001, que os senhores e senhoras: Socorro, Van Flavio, Vanio Taxista, Dona Dinha, Nininha e outros moradores resolveram dar continui­dade ao evento com muita determina­ção, que no período de 2001 a 2005 foi realizado com recursos próprios dos moradores, além do apoio dos taxis­tas da referida praça e com a ajuda do comércio gloriense.

Em junho de 2008 devido ao cres­cimento, foi oficializado a criação da Associação da Pça 15 de novembro, que teve como o primeiro e atual pre­sidente, Jonias da Silva Aragão.

Em 2006, após apoio da prefeitu­ra municipal e secretária de cultura e turismo o evento passou a ter duração de 8 dias, isso ocorreu durante cerca de 3 anos, porém com as reclama­ções de alguns moradores, o evento passou a ser realizado durante 3 dias, iniciando na sexta e encerrando-se no domingo.

Atualmente o evento já é consi­derado tradição dos festejos juninos de Nossa Senhora da Glória e está entre o melhor evento realizado na cidade, onde com muita animação a população gloriense, moradores e vi­sitantes se divertem e prestigiam.

15

Reprise Forró da 15

Festa da 15

Fotos da Festa do ano de 2012 – Foto: Arquivo Mais Glória

Pedro Poderoso

Por: Pedro Poderoso

Jornalista do Portal e Revista MaisGlória e Estudante de Sistemas de Informação – UFS

Enium Interativa Criação de sites

Deixe seu comentário!

Para: Forró da 15