Emancipação Política de Carira

- João Hélio de Almeida - - 19 de junho de 2014 | - 3:39 - - Home » 11ª Edição» Carira» Cidades» Mais Glória - - Sem Comentários

carira

Com a sanção em 25/11/1953 da Lei Estadual n.º 525A, Ca­rira se tornou Município au­tônomo, tendo seu território desmembrado do Município de Frei Paulo. Em 3/10/1954 houve a primeira eleição para prefeito e vereadores. Para o Poder Executivo o vencedor foi Olímpio Rabelo de Morais e para com­por a Câmara de Vereadores: Nelson Dantas de Almeida (presidente), João Pedro Alves, Aduilson Simões de Al­meida, Lameu Martins de Almeida e Gerino Paes da Costa.

A autonomia efetivamente se deu em 6/2/1955, momento em que tomaram posse o prefeito e os vere­adores. Para ocupar a Secretaria/Te­souraria, o prefeito nomeou o irmão Josafá Rabelo de Morais, que foi auxi­liado por Adalberto Oliveira. Em 24/5/1955 instalou-se o Ter­mo Judiciário vinculado à Comarca de Frei Paulo. Como primeiro escrivão, foi designado Fulgêncio Martins de Almeida.

O primeiro Chefe da Exatoria (ór­gão da Fazenda Estadual) foi Lúcio Justino de Lima, até que assumiu a chefia, Aroaldo Chagas, após o térmi­no de um estágio. Em 1956, as obras do açude pú­blico foram concluídas.

Em 27/11/1957 foi inaugurado o Grupo Escolar Professor Arthur For­tes. Contava, em seu corpo docente, com as professoras Maria Madalena de Almeida, Arnalda Peixoto da Silvei­ra e Maria Irami Dultra. O Grupo teve como primeira diretora, Elza Soares Feitosa, que também lecionava, de­vido ao pequeno quadro de funcioná­rios.

No mesmo dia foi inaugurado o Matadouro Público, que ficava na atu­al Praça Jovita Aragão. Ainda nessa ocasião foi instalada, em sede própria entregue pela Prefei­tura, a Agência Municipal de Estatísti­ca, em convênio com o Instituto Brasi­leiro de Geografia e Estatística (IBGE), tendo como seu primeiro agente Val­domiro Rabelo.

Em 9/11/1958, foi inaugurado o edifício da Prefeitura Municipal, que antes de completar meio século de existência, foi demolido.

João Hélio de Almeida

Por: João Hélio de Almeida

Graduado em História e Especialista em Ciências das Religiões. Professor da rede pública estadual. E-mail: joaocarira@ig.com.br

Enium Interativa Criação de sites

Deixe seu comentário!

Para: Emancipação Política de Carira