Bartolomeu de Carvalho Peixoto

- Euvaldo Lima - - 11 de junho de 2014 | - 12:00 - - Home » 9ª Edição» Mais Glória - - Sem Comentários

bartoloFilho de Jerônimo de Carvalho Peixoto e de Maria Rosa de lima, nasceu no Povoado Ca­jueiro, em Itabaiana-SE, no dia 08 de maio de 1994. Teve duas peque­nas passagens pela escola, (seis me­ses) em anos diferentes. Desde cedo, aprendeu os ofícios da carpintaria e do trabalho agrícola, permanecendo Neste até o fim de seus dias.

Casou-se com Maria Nunes Pei­xoto, em novembro de 1950, e com ela teve 16 filhos, sendo que dois deles já partiram para Eternidade. Josias Pei­xoto, Messias Peixoto, Daniel Peixoto, Padre Peixoto, Adelson Peixoto são alguns de seus filhos que estão mais presentes na vida em sociedade dadas as atividades que exercem.

Com muito esforço e com sacri­fícios desmedidos, encarregou-se de ensinar aos filhos os princípios recebi­dos de seus pais. Desde cedo, dedicou­-se ao trabalho na roça, aos estudos e aos negócios na feira de Itabaiana. Com isso estaria lançando as bases da veia comercial que se instalou no cora­ção de muitos filhos.

Mente brilhante, raciocínio rápi­do, após casar-se aprendeu aritmética, com seus próprios esforços, contando apenas com a ajuda de sua consorte, que lia os anunciados e ele os interpre­tava. Deste modo, aprimorou seus co­nhecimentos, de modo que aprendeu a fazer cálculos mais complexos, como volume, área, porcentagem, regra de três, além de medir terras e construir casas.

Era extremamente descontraído e muito crítico. Achava graça em tudo e aproveitava-se de qualquer ocasião para uma pilhéria, um gracejo, um momento de humor. Quando che­gou a terceira idade, andava com um caderno de bolso no qual anotava as piadas que aprendia nas rodas de ami­zades, a fim de delas não se esquecer.

Durante toda sua vida, praticou a leitura de cordel, o que lhe valeu a edição de um livro, uma coletânea dos melhores cordéis de sua autoria: “Arte e Poesia, uma vida em versos”. Os te­mas são os mais variados, envolvendo, desde a vida pacata da roça, aos temas mais ilustres, como os santos e a polí­tica. Em tudo deixava a marca de seu equilibrado humor.

Após longa trajetória, aos 84 anos, despediu-se de todos e partiu para o encontro definitivo com Deus. Deixou um grande legado no que tan­ge ao saber e a vida digna.

Fonte: Família

Euvaldo Lima

Por: Euvaldo Lima dos Reis

Comerciante, Poeta Feiranovense, Esposo da Pedagoga Marta Maria da Silva Reis, divide com Deus a paternidade de quatro estrelas denominadas, LIZZE, BRIZZA, KAIPPE e KAIZZE. Autor do livro de poesia um sopro em versos, de dezenas de cordéis, participou das antologias, Retalhos, Unidos na Fé, e no mês 02/12, classificou 04 das cinco poesias num concurso no Tocantins á nível de Brasil, qual será publicada na antologia “Veloso 2012”, Foi um dos diretores da revista flash, membro das diretorias de diversos órgãos sociais voltados para o voluntariado na região, idealizador e diretor geral do projeto Revista Maisglória.

Enium Interativa Criação de sites

Deixe seu comentário!

Para: Bartolomeu de Carvalho Peixoto