Administrar para crescer

- Euler Prado Rocha - - 2 de julho de 2014 | - 8:56 - - Home » 14ª Edição» Mais Glória - - Sem Comentários

administrarAdministrar significa gerir os recursos que estão sob o seu controle para, com o melhor da informação que o gestor tiver disponível, buscar alcançar os resultados almejados na sua organização, o que pode ser uma empresa, propriedade rural ou até a sua família. Desta forma, envolve os mais va­riados aspectos relacionados à gestão, como a administração dos recursos finan­ceiros, tecnológicos e humanos, estabe­lecimento de metas e objetivos, pesquisa e inovação, etc., baseando-se sempre nos princípios fundamentais: planejamento, organização, execução e controle.

O bom desempenho da administra­ção depende também da capacidade do gestor de ser um bom líder, habil a lidar com pessoas, negociando e comunican­do, e também apto a tomar decisões, ten­do uma visão sistêmica e global da situa­ção que administra. A formação acadêmica prevê quatro áreas básicas de atuação do administra­dor: Finanças, Produção, Marketing e Re­cursos Humanos, entretanto, o mercado, cada vez mais competitivo e dinâmico, exige várias áreas do conhecimento que muitas vezes vão além das aqui citadas.

Muito importante se faz o conheci­mento prévio sobre a área de atuação da organização, sendo a experiência na ati­vidade um fator que em muito contribui para a boa obtenção de resultados. Por esta razão é comum encontrar empresá­rios e administradores que, mesmo sem formação acadêmica, revelam-se extre­mante capazes de gerir os seus negócios e alcançar resultados satisfatórios que o levam à manutenção e crescimento da sua organização.

Entretanto, esta exceção não pode ser considerada como regra e devemos, cada vez mais, ter em mente que o mer­cado torna-se cada vez mais exigente e dinâmico, demandando da função de ad­ministrador a maior capacidade de bem gerir a empresa e mantê-la em condições de competir com as novas organizações que surgem a cada dia. Para isto, o administrador deve dis­por das ferramentas disponíveis para gestão e delas fazer uso para que consiga bem gerir a sua empresa, fazendo com que a organização alcance os resultados almejados.

Nas próximas edições, conversare­mos sobre os vários mecanismos que podem ser utilizados para fazer com que a organização seja produtiva e próspera, como o planejamento estratégico, gestão e motivação de pessoas, administração de conflitos, gestão financeira, etc.

Euler Prado Rocha

Por: Euler Prado Rocha

Servidor do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região. Graduado em Ciência da Computação, com pós-graduação em Gestão Pública Judiciária

Enium Interativa Criação de sites

Deixe seu comentário!

Para: Administrar para crescer