Academia sergipana de medicina tem novo imortal

- Euvaldo Lima - - 11 de junho de 2014 | - 10:30 - - Home » 10ª Edição» Cultura» Mais Glória - - Sem Comentários

agl O médico e vereador de Ara­caju, Emerson Ferreira da Costa, foi empossado na cadeira 24 da Academia Sergipana de Medicina, que tem como patrono o Dr. Júlio Flávio Prado e como fundador Dr. Osvaldo Leite. Ele sucede à médica Elizabete Tavares, fa­lecida em 2011. A solenidade de posse, bastante concorrida, ocorreu no audi­tório da Somese no último dia 21 de agosto.

A solenidade foi presidida pelo Dr. Fedro Portugal, presidente da enti­dade. O dispositivo contou com a par­ticipação do presidente da Sociedade Médica de Sergipe Petrônio Gomes, do presidente da Câmara de Vereado­res de Aracaju Vinícius Porto, do pre­sidente da Associação Sergipana de Imprensa Cleiber Vieira, entre outras autoridades.

Coube ao médico e acadêmico Paulo Amado Oliveira, fazer a sauda­ção oficial em nome de seus pares da Academia. Quebrando o protocolo de­finido pela organização, o decano dos acadêmicos, o professor Alexandre Menezes, fez também um pronuncia­mento emocionado, ressaltando a ori­gem humilde do empossando e suas conquistas ao longo da vida.

No final, o Dr. Emerson Ferreira da Costa, já na condição de acadêmico empossado, fez brilhante oração, ho­menageando o patrono Dr. Julio Flávio e o fundador da cadeira, o Dr. Oswal­do da Cruz Leite, além da sua anteces­sora a médica Elizabete Tavares. No seu discurso, ressaltou a importância da família, a convivência fraterna de todas as gerações, de filhos e netos. “A moldura de todo quadro familiar é o amor, com os nossos pais, filhos e netos exercitamos a tolerância e a ne­cessidade que temos em aprender os nossos limites, mas com quem esco­lhemos para constituir a nossa família, a quem podemos, com os olhos bri­lhando, até chamar de meu ou minha, mas nunca querermos como meu ou minha. Exercitamos o compartilhar e a cumplicidade”, ressaltou.

Ao final da solenidade foi exibido um vídeo documentário sobre a vida do mais novo imortal e oferecido um coquetel aos presentes. Foi também distribuído com os presentes um li­vreto com os discursos proferidos na noite e com depoimentos de amigos e familiares.

A Academia Sergipana de Medi­cina foi fundada em 1994 pelo médico Gileno Lima e dá assento a quarenta vultos da Medicina escolhidos por seus pares através de processo de vo­tação. Cada cadeira tem um patrono e a participação de cada membro é vita­lícia. Sua principal missão é preservar a memória médica de Sergipe e enal­tecer o trabalho de seus vultos.

A solenidade de posse do Dr. Emerson como novo imortal da ASM ficará marcada indelével na história da Medicina de Sergipe.

Lucio Antonio Prado Dias

Euvaldo Lima

Por: Euvaldo Lima dos Reis

Comerciante, Poeta Feiranovense, Esposo da Pedagoga Marta Maria da Silva Reis, divide com Deus a paternidade de quatro estrelas denominadas, LIZZE, BRIZZA, KAIPPE e KAIZZE. Autor do livro de poesia um sopro em versos, de dezenas de cordéis, participou das antologias, Retalhos, Unidos na Fé, e no mês 02/12, classificou 04 das cinco poesias num concurso no Tocantins á nível de Brasil, qual será publicada na antologia “Veloso 2012”, Foi um dos diretores da revista flash, membro das diretorias de diversos órgãos sociais voltados para o voluntariado na região, idealizador e diretor geral do projeto Revista Maisglória.

Enium Interativa Criação de sites

Deixe seu comentário!

Para: Academia sergipana de medicina tem novo imortal