Academia Gloriense de Letras

- Euvaldo Lima - - 19 de junho de 2014 | - 4:18 - - Home » 11ª Edição» Cultura» Mais Glória - - Sem Comentários

 agl2

A Academia Gloriense de Le­tras (AGL) foi fundada na cidade de Nossa Senhora da Glória – SE, em 12 de se­tembro de 2012 – data de seu registro em cartório – e instalada oficialmente em 12 de dezembro daquele ano. Des­de então, o grupo de seus fundadores (poetas, músicos, escritores, profis­sionais liberais e amantes das artes) vem se dedicando a promover e inte­grar atividades de estímulo à cultura letrada e à criação de uma atmosfera propícia ao surgimento de novos escri­tores, contribuindo para o desenvolvi­mento cultural da região. Ao longo de sua curta existência, a AGL já acumu­la algumas realizações que merecem destaque.

Três dias depois de sua instalação oficial, o grupo de seus fundadores já arregaçou as mangas e, firmando par­ceria com a Associação Cultural “Ser­tão na Arte”, ajudou a promover a 2ª edição da Roda de Leitura em Nossa Senhora da Glória, cujo tema foi “Fi­losofia e literatura”. Na ocasião, o pro­fessor Romero Venâncio (DLF/UFS) proferiu a palestra “Mia couto e Walter Benjamim: memória dos de baixo”.

Apostando na aliança entre tra­dição e contemporaneidade, em 31 de dezembro de 2012, a AGL lançou seu website oficial, canal de comunicação direta com a sociedade.

Iniciando o ano de 2013 com o pé direito, no dia 23 de janeiro, a AGL registra sua participação no XXVI Fes­tival de Poesia Falada da cidade de Propriá – SE, representada por seus acadêmicos Euvaldo Lima dos Reis e Ancelmo Aragão, conquistando a 1ª e 3ª colocação do certame, respectiva­mente.Ainda no primeiro semestre, o acadêmico Euvaldo Lima dos Reis, participa de mais dois concurso de poesia estaduais, e é classificado para final nos dois. (Japaratuba e Estancia.)

Em fevereiro, a AGL firma par­ceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Nossa Senhora da Glória e integra a realização das rodas de lei­tura do município. Entre os acadêmi­cos que ministraram estas rodas de leitura, destacamos as poetas: Ramon Diego Câmara, José Ancelmo Aragão, Francisco das Chagas Vasconcelos e Euvaldo Lima dos Reis.

Para enriquecer a produção cul­tural de Nossa Senhora da Glória, em 24 de agosto, o acadêmico Ramon Diego Câmara lança seu primeiro livro individual de poemas: “Viagem Rasa”. O evento ocorreu na Câmara Munici­pal de Nossa Senhora da Glória.

Em 17 de outubro, a AGL é agra­ciada com troféu Falcão de Ouro, na II Bienal do Livro, em Itabaiana. A pre­miação foi conferida pela efetiva cola­boração da AGL na realização daquele grande evento, com destaque para a participação do acadêmico Jorge Henrique Vieira Santos, presidente da AGL, na mesa redonda que discutiu “A interiorização das academias de letras e os núcleos de saber locais” e da par­ticipação do acadêmico Ramon Diego Câmara, que lançou seu livro “Viagem Rasa” na bienal e integrou o sarau de poemas.

Em 18 de outubro, a AGL presti­giou a solenidade de lançamento da Revista Mais Feira Nova, edição espe­cial em comemoração ao cinquente­nário da cidade, de autoria do acadê­mico Euvaldo Lima dos Reis.

Em 08 de novembro, a AGL parti­cipou da solenidade de comemoração do 36º aniversário da Academia Ser­gipana de Ciências Contábeis (ASCC). No evento, a acadêmica Gileide Bar­bosa de Souza Santos representou o presidente do sodalício, Jorge Henri­que Vieira Santos.

Em 12 de dezembro, no Auditório da Câmara de Vereadores de Nossa Senhora da Glória aconteceu a sole­nidade de aniversário da AGL que foi pela participação de autoridades polí­ticas, artistas plásticos, músicos, que no ato prestigiaram os lançamentos da antologia “Olhares Diversos”, da

qual participam os acadêmicos Verônica Sales, Euvaldo Lima e Ancelmo Aragão, e do livro “Cinquenta Anos de Poesia”, de autoria do acadêmico Euvaldo Lima.

Em 17 de dezembro, a AGL promoverá uma palestra sobre a “História crítica do cordel”, que será proferida pelo Pro­fessor Dr. Aderaldo Luciano, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Em 21 de dezembro, acontecerá, na cidade de Feira Nova, o lançamento do livro de poemas do acadêmico Euvaldo Lima dos Reis, “Cinquenta anos de poesia”, e do documentário “Cinquenta anos de emancipação política de Feira Nova”.

O entusiasmo e a determinação do “homem-livro” que contagiaram o grupo pioneiro de fundadores da AGL per­manecem acesos. A semente lançada por ele representou o impulso que faltava para o início da ação. Nós que fazemos a Academia Gloriense de Letras mantemos firme um propósito definido: agir sempre, para que as mudanças que desejamos aconteçam.

Assessoria de imprensa da AGL

aglfoto

aglfoto2

Euvaldo Lima

Por: Euvaldo Lima dos Reis

Comerciante, Poeta Feiranovense, Esposo da Pedagoga Marta Maria da Silva Reis, divide com Deus a paternidade de quatro estrelas denominadas, LIZZE, BRIZZA, KAIPPE e KAIZZE. Autor do livro de poesia um sopro em versos, de dezenas de cordéis, participou das antologias, Retalhos, Unidos na Fé, e no mês 02/12, classificou 04 das cinco poesias num concurso no Tocantins á nível de Brasil, qual será publicada na antologia “Veloso 2012”, Foi um dos diretores da revista flash, membro das diretorias de diversos órgãos sociais voltados para o voluntariado na região, idealizador e diretor geral do projeto Revista Maisglória.

Enium Interativa Criação de sites

Deixe seu comentário!

Para: Academia Gloriense de Letras