A importância do Serviço Social em Nossa Senhora da Glória #1

- Monique Lima da Silva - - 11 de junho de 2014 | - 9:58 - - Home » 10ª Edição» Mais Glória» Utilidade Pública - - Sem Comentários

creasO Serviço Social surgiu a partir dos anos 1930, quando se iniciou o processo de industrialização e urbanização no país. A emergência da profissão do serviço social, encontra-se relacionada à articulação dos poderes dominantes (burguesia industrial, oligarquias, Igreja Católica etc.) O curso de Serviço Social foi reconhecido em 1953 e a profissão foi regulamentada em 1957 com a lei 3252.

Essa profissão vem tendo um grande destaque diante da sociedade, pois o serviço social é um curso profissão de nível superior cujo objeto de intervenção é as expressões multifacetadas da questão social. Tendo como contribuições a sociologia, psicologia, economia, ciência política, antropologia, ética. O profissional de Serviço Social tem uma formação de caráter sócio-político, crítico e interventivo, que se utiliza de instrumental científico multidisciplinar das Ciências Humanas e Sociais para análise e intervenção nas diversas refrações da “questão social”, isto é, no conjunto de desigualdades que se originam do antagonismo entre a socialização da produção e a apropriação privada dos frutos do trabalho.

O Bacharel em Serviço Social é o profissional qualificado, privilegiando uma intervenção investigativa, através da pesquisa e análise da realidade social, atua na formulação, execução e avaliação de serviços, programas e políticas sociais que visam à preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos e a justiça social. Como campos de atuação profissional podem ser citados: equipamentos da rede de serviços sociais e urbanos das organizações públicas, empresas privadas e organizações não governamentais como: hospitais, escolas, creches, clínicas, centros de convivência; administrações municipais, estaduais e federais; serviços de proteção judiciária; conselhos de direitos e de gestão; movimentos sociais; instâncias de defesa e de representação política. O Serviço Social tem como objetivo contribuir para a construção de uma ordem social, política e econômica garantindo a igualdade social. Reconhecendo nos determinantes estruturais e nas dificuldades da realidade social, os limites e as possibilidades do trabalho profissional, rebelando-se contra os problemas das injustiças, que afetam os desamparados socialmente.

O Serviço Social vem mostrando a importância dessa profissão na intervenção dos usuários em uma das instituições no Município de Nossa Senhora da Glória, O Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, juntamente com os demais profissionais que atuam nessa instituição, advogado, psicólogo, coordenadora e educador social.

Monique Lima da Silva

Por: Monique Lima da Silva

Graduada em Serviço Social pela UNIT. Especializando-se em Direitos Humanos compromisso e Seguridade Social. Coordenadora/Assistente Social do CREAS-GLÓRIAzações

Enium Interativa Criação de sites

Deixe seu comentário!

Para: A importância do Serviço Social em Nossa Senhora da Glória #1