A força do líder

- Euler Prado Rocha - - 5 de julho de 2016 | - 3:01 - - Home » 15ª Edição» Mais Glória - - Sem Comentários

Para ser um bom líder é necessário que o profissional esteja completamente envolvido com sua equipe, sempre servindo de exemplo para todos.

Os verdadeiros líderes são aqueles que têm a capacidade de inspirar a sua equipe e, assim, extrair o melhor de cada pessoa, dando-lhe liberdade para que possa ter suas próprias idéias e agir de acordo com elas, sempre se alinhando aos princípios da organização.

Os grandes líderes orientam e comandam independentemente da posição, sem necessariamente estar no topo da cadeia hierárquica. O que todos eles têm em comum é que precisam batalhar e trabalhar junto com a sua equipe, servindo de modelo e exemplo para aqueles a quem comanda.

Para isto, três atitudes são muito importantes:

1. Aprender sempre

Quando um profissional começa a achar que sabe tudo, ele começa a falhar.
Assim como o líder deve estimular o constante aperfeiçoamento técnico e profissional da sua equipe, faz-se necessário que ele também não descuide da sua própria atualização.
Lógico que o líder nem sempre tem condição de ser um especialista em todas as áreas de conhecimento da sua equipe, entretanto é importante que ele busque sempre absorver o máximo de conhecimento possível acerca de cada área.
Desta forma, ele poderá compreender melhor os problemas, propostas e soluções aplicáveis a cada área e, assim, tomar melhores decisões.

2. Dividir para multiplicar

A propagação do conhecimento no âmbito de uma organização é responsabilidade do líder. Os objetivos da empresa, a sua situação, os projetos em andamento e os futuros, as experiências, incluindo erros e acertos devem ser compartilhados por todos, de forma que cada um possa ter uma visão sistêmica da organização e trabalhar em um sentido comum. O conhecimento é uma das poucas coisas que quanto mais se divide, mais ele se multiplica, pois cada vez que é compartilhado com os colaboradores, dá a cada um uma melhor condição de conhecer e colaborar com os objetivos empresariais.

3. Seja humilde

Para inspirar a equipe e ganhar o seu respeito, o verdadeiro líder deve saber ser liderado antes de liderar e, deste modo, compreender a importância do papel de cada integrante da equipe.

A equipe produzirá de acordo com o que se espera quando o líder oferecer os recursos necessários para o seu trabalho. Todavia, para conhecer as necessidades da equipe, é preciso estar lado a lado com seu time, e para isso é preciso ter humildade.

Ao administrar uma organização, o líder pode se dispersar com inúmeros detalhes. Entretanto, para manter o foco é necessário ter consciência de que a equipe é a verdadeira força motriz da empresa. Estando ao lado dos colaboradores ele poderá aprender e progredir e, conseqüentemente, adquirir o respeito e inspirar a todos para seguirem o caminho desejado.

Ainda é importante que respeite os outros para que seja respeitado; que saiba ouvir e conversar, que tenha capacidade de decidir e, de preferência, que tenha estabilidade emocional.

Precisa também ter habilidade de se adaptar às mudanças constantes e capacidade de defender suas convicções sem desprezar os pontos de vista das outras pessoas.

Ser líder não é fácil e não se consegue ter todas as qualidades necessárias. O importante é buscar ter o máximo possível de virtudes entre as citadas, buscando tornar-se a melhor pessoa possível.

Como vemos, tornar-se um verdadeiro líder exige um esforço para que se saia da zona de conforto em que o profissional pode se encontrar e que busque, incessantemente o seu melhoramento pessoal, de forma que, servindo como exemplo, conduza os seus liderados rumo ao sucesso!

Um abraço e até a próxima.

Euler Prado Rocha

Por: Euler Prado Rocha

Servidor do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região. Graduado em Ciência da Computação, com pós-graduação em Gestão Pública Judiciária

Enium Interativa Criação de sites

Deixe seu comentário!

Para: A força do líder