10 filmes que poderão te ajudar na hora do Enem

- Kaippe Arnon Silva Reis - - 2 de julho de 2014 | - 9:54 - - Home » 14ª Edição» Bagaceira Talhada» Mais Glória - - Sem Comentários

Filmes são uma boa dica de como o vestibulando pode passar o tempo longe dos livros sem ter um peso na consciência. Obras cinematográficas podem ajudar a reforçar e fixar conteúdos vistos em sala de aula com o uso da narrativa ou até mesmo podem servir para o estudante aprender aquele assunto que não deu tempo de ver devido à rotina estudantil. Confira uma lista de dez filmes que podem ajudar na hora de fazer o Enem ou outros vestibulares.

1-Quanto Vale Ou é por Quilo? (Brasil, 2005)

O longa-metragem do Sérgio Bianchi mostra que a questão racial no país se repete sazonalmente, desde a escravi­dão com as cartas de alforria até os dias de hoje, com a exploração da imagem do negro para marketing social.

2- Persépolis (França, 2007)

A animação francesa foi adaptada do li­vro homônimo que fala sobre a história de Marji, que em sua infância, no Irã, pre­senciou a queda do Xá e viu surgir uma República Islâmica. Com o filme dá para entender, por exemplo, a questão religio­sa do Irã e a sua forma de governo.

3-Xingu (Brasil, 2011)

O filme é baseado na história dos irmãos Villas-Boas que nos anos 40 se alistam na Expedição Roncador-Xingu e acabam descobrindo um Brasil pouco conhecido na época. Eles são responsáveis pela pri­meira terra indígena homologada pelo governo federal, o “Parque Nacional do Xingu”.

4-Adeus, Lenin! (Alemanha, 2003)

O filme conta com ponto de vista de quem vivia na antiga Alemanha Orien­tal comunista, como se deu a divisão de Berlim e os reflexos da sua reunificação. A revolta de alguns e a presença maçante de símbolos do capitalismo, como a Co­ca-Cola, são bem representados no filme.

5-Olga (Brasil, 2004)

O filme baseado na vida da alemã Olga Benário conta sobre a época do Estado Novo e do personagem histórico Carlos Prestes. O longa mostra como foi a Inten­tona Comunista e as características da Era Vargas.

6-O Ano em que Meus Pais Saíram de Fé­rias (Brasil, 2006)

O filme escolhido para representar o Bra­sil no Oscar mostra pela perspectiva de uma criança a Ditadura Militar. Como é ambientado em 1970, ele mostra a sele­ção brasileira de futebol servindo de pro­paganda do governo na Copa do Mundo.

7-Gattaca (EUA, 1997)

O filme mostra um futuro em que os ge­nes serão estrategicamente escolhidos para criar humanos perfeitos. O nome do longa-metragem não é estranho atoa, ele é formado por letras que representam as bases nitrogenadas do DNA.

8-Condor (Brasil, 2007)

Condor foi o nome dado à cooperação entre governos militares sul-americanos, que resultou no sequestro e assassina­to de milhares de pessoas e no exílio de tantas outras. O filme faz uma análise contemporânea destes eventos, trazendo não só uma história de terrorismo de es­tado, mas também de pessoas e da pro­cura pela verdade e

9-Os Falsários (Áustria, 2007)

O filme vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro conta a história real da maior operação de falsificação de todos os tempos, promovida pelos nazistas em 1936. O objetivo da Operação Bernhard era melhorar a economia alemã e finan­ciar a guerra.

10-Contágio (EUA, 2011)

O filme é uma grande aula de biologia e geografia contando como se forma uma pandemia, como se dá o seu tratamento e o acordo entre os países, tudo de uma maneira bem hollywoodiana. Além da versão das pessoas que sofrem com a doença, o filme mostra a rotina dos pes­quisadores para isolar o vírus e fazer uma vacina.

bagaceira2

Kaippe Arnon Silva Reis

Por: Kaippe Arnon Silva Reis

Comunicador formado pela Universidade Federal de Sergipe e artista nas horas vagas.

Enium Interativa Criação de sites

Deixe seu comentário!

Para: 10 filmes que poderão te ajudar na hora do Enem